2008/10/28

Fleet Foxes (Fleet Foxes)


Não tenho dúvidas quanto à qualidade do trabalho feito pelos Fleet Foxes nos últimos tempos. Desde a sua passagem pelo SXSW, o lançamento primaveril do EP 'Sun Giant' até o epílogo deste extraodinário conto ocorrer pouco antes do verão com o lançamento do seu auto-intitulado álbum. Toda a beleza presente numa música de aspecto já ultrapassado e cantada por gente nova condiz com toda a aparência dos Fleet Foxes, desde as barbas, os cabelos compridos e algumas camisas aos quadrados.

Portadores de sonoridades delicadas, bucólicas, épicas e fascinantes, os Fleet Foxes com todos os seus temas propostos no álbum 'Fleet Foxes' flutuam na minha mente, vão e voltam de acordo com o sabor da corrente, mais lento ou mais rápido consoante a velocidade do vento. Tudo na maior das comunhões com a natureza, como se para passarmos para a outra margem do rio, não fosse necessário exigir uma ponte, mas sim contornar as terras e as serras envolventes até se alcançar o outro lado, como se o avanço da civilização aqui não tivesse voto na matéria.

Fazer comparações com outros artistas do mesmo tipo não me parece adequado, sejam eles os Beach Boys, Fairport Convention, My Morning Jacket, Grandaddy, Mercury Rev, Fleetwood Mac ou os Midlake, entre muitos outros. Os Fleet Foxes pertencem a este nicho, tiveram estes e muitos outros antecessores e seguem sempre na senda das suas harmonias vocais penetrando algum indie rock numa especie de pop quase que virgem, como se brotasse neste momento da terra, imaginando os Built to Spill num trabalho conjunto com Simon & Garfunkel.

O álbum abre de forma irresistível com "Sun It Rises", passando de seguida para "White Winter Hymnal" que espalha o calor que sai dos irradiadores da casa, obrigando a uma pausa ao fim do terceiro tema, "Ragged Wood" (provavelmente a melhor do álbum), que inevitavelmente terá direito a nova escuta. Depois é só deixar o disco correr passando por maravilhas como "Quiet Houses", "He Doesn't Know Why", "Your Protector", "Blue Ridge Mountains" até terminar com a 11ª faixa, "Oliver James".

'Fleet Foxes' é um dos álbuns de 2008.

Altamente Recomendado!!

Aproveitem para ver um novo tema dos Fleet Foxes, "Silver City", não incluído em nenhum dos trabalhos anteriores. :))


Video Credits: drtchocky @ youtube.com

:: "Your Protector" pelos Fleet Foxes, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Fleet Foxes neste blog: 1. Top '08 (Provisório), #2; 2. Feet Are Both on Fire-Set, 10 Out '08; 3. Fleet Foxes-"He Doesn't Know Why", #2 [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 3.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

6 comentários:

M.A. disse...

Ora aí está um belo texto.
Talvez por trazer demasiado vincadas algumas dessas referências que referes (com os MMJ à cabeça, na minha opinião), não poria "Fleet Foxes" num pedestal. Mas que, mesmo assim, é um belo disco, lá isso é!

Abraço

Shumway disse...

É um disco simples, mas contagiante.
E é um dos álbuns de 2008.

Abraço

O Puto disse...

Este belo disco entrará para o meu top 2008.

Unknown disse...

M.A. :) Obrigado pelo elogio. Os Fleet Foxes despertam-me toda esta aura pseudo-poéticas para falar deles próprios. Concordo contigo, não será necessário um pedestal para os FF, mas é mesmo um belo disco. Olha, bem melhor que o dos My Morning Jacket!

Hugzz!

Unknown disse...

Shumway :) Contagiante é uma das palavras adequada para este auto-intitulado álbum dos FF. Um dos álbuns de 2008, aliás não sei se para mim não será mesmo O álbum! :)

Hugzzz!

Unknown disse...

O Puto :) Acho muito bem! Aliás, já esperava isso vindo de ti! WEEE! :))