2008/03/17

All Hour Cymbals (Yeasayer)


Eis aqui mais um álbum de 2007 que tem amadurecido cada vez mais com o passar do tempo. Se já com Jens Lekman e o seu 'Night Falls Over Kortedala' aconteceu tal episódio, desta vez um semelhante tem lugar com o álbum 'All Hour Cymbals' do quarteto norte-americano Yeasayer.

Foi um álbum que mal caiu cá em casa logo logo começou a demonstrar a sua beleza, digamos que mágica, pela audição de apenas alguns temas como "Sunrise" ou a formidável "2080". Se magia e felicidade poderiam caminhar com os meus ouvidos, era então chegada a altura de andar com 'All Hour Cymbals' na mala dos CDs porque a beleza estaria prestes a saltar para as colunas fortes de qualquer bar por onde eu passasse, pois a minha vontade de partilhar este som era tamanha. De tal forma que após um jantar mal digerido, não resisti mesmo a abrir uma sessão no Incógnito com um dos temas do mesmo álbum. Era a minha música de inspiração para aquele dia.

O que se encontra em 'All Hour Cymbals' é uma mistura espectacular de sonoridades e ritmos, desde o folk tradicional ao rock, passando pela música étnica, pelo folk celta, metal, gospel, ritmos tribais, de uma forma relaxante e extraordinariamente bela, como se a mensagem a ser passada ao ouvinte fosse que tudo o que é simples é sincero. A sua magia sonora permite meditações que evidenciam mesmo o nosso lado mais criativo, sendo de igual forma um álbum para se ouvir à beira-mar em pleno pico de calor, como no mais alto refúgio de montanha, abrigado do frio exterior.

E se as referências aos aspectos meteorológicos são claras, também notórias são as referências sonoras a uma espécie de mix onde os Animal Collective, os Grizzly Bear, os Beach Boys, os TV on the Radio, os Midlake e David Byrne são as componentes principais, com uma ajudinha curiosa dos The Rapture, na minha opinião. Tudo numa verdadeira redoma de harmonia proporcionando um verdadeiro prazer para quem ouve este primeiro trabalho dos Yeasayer.

Como temas em destaque, cito "Sunrise" [MP3 (Hey Champ Remix), uma delícia disponibilizada por cortesia de Dave, através do blog Hyperbole], "Wait for the Summer", "2080" (um dos grandes temas de 2007 que infelizmente não figurou no meu Top Tracks 2007), "Germs", "No Need to Worry", "Forgiveness", "Wait for the Wintertime" e "Waves" (alguns destes temas em audição no MySpace dos Yeasayer).

Álbum recomendado!

:: "2080" pelos Yeasayer, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Yeasayer neste blog: 1. Kraak Sea Power!-Set, 17 Jan '08; 2. Dust, Rust, Lust-Set, 13 Jan '08; 3. Kraak no Incógnito-Set, 20 Dez '07.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

6 comentários:

rita maria josefina disse...

Brooklin tem vindo a demonstrar ser um nicho de talentos por (ou não) descobrir.
Gosto muito, a Sunrise confesso que é a minha fav., apetece mesmo que venham um desses dias de calor terrível, onde só se está bem a torrar/banhar na praia.
é pena serem de longe..
pena.

Fio de Beque disse...

grande concerto que vi deles aqui há umas semanas ;) já agora, hoje enquanto passava os olhos pela Blitz deste mês, ali pela página 109 lembrei-me de uma conversa nossa jejeje abraço

Unknown disse...

Rita Maria Josefina :) Brooklyn cada vez mais trendy e a conquistar um target muito especial. Verdade! Também gosto muito de "Sunrise", mas "2080" é mesmo a minha favorita, hehe! :D

Calor? Poizzz... hoje, bem falta ele fez, LOL.

Mesmo MUITA PENA serem de longe. :S O que eu te compreendo... :P

Unknown disse...

Magoonífico :) Pois... tu és um sortudo por andares sempre a caminhar para aquela maravilhosa cidade... :P

Sobre a Blitz, tens que me dizer o que se encontra na pág. #109... é que eu já não compro essa revista há algum tempo... Montevideo? A cidade ou o grupo belga? :P

Hugzz!

Fio de Beque disse...

looool ;) a cidade, a cidade... é um artigo escrito pelo Gonçalo Cadilhe. Achei curioso ele escolher o Andrés Calamaro para banda sonora do artigo. Grande artista argentino, que tive a sorte de ver este Verão lá por BCN. Já agora, pelos vistos há mais que um grupo cujo nome se adoptou da capital uruguaia, porque sei que há uns em Espanha, pelos vistos estás a contar-me sobre uns Belgas, e encontrei outros na Finlândia... Será uma nova moda?! abraço ;)

Unknown disse...

Magoonífico :) Hahaha! Desconhecia esses 2 "Montevideos" que referiste, hehe. Até na Finlândia, hum? Pois, existe um grupo belga chamado Montevideo e tem muito sucesso por terras belgas.

Invasão uruguaia? :P

Hugzz!