2008/09/09

The Devil, You + Me (The Notwist)


Considero que não estou muito à vontade para falar sobre os The Notwist porque na realidade só este ano é que realmente os conheci através do seu álbum 'The Devil, You + Me', apesar da longa existência do grupo (se bem que na realidade deve-se contar pelos dedos quem é que conhecia os The Notwist nos anos '90 ou mesmo em 2002 quando lançaram o álbum 'Neon Gold'...) e de saber que havia alguma relação entre os The Notwist e um dos projectos paralelos do vocalista Markus Acher, Lali Puna. Atendendo a que este álbum do colectivo alemão tem preenchido muito os meus dias há já algum tempo, contudo com muito mais força nos meus dias mais recentes, julgo ser importante escrever aqui algumas linhas sobre este precioso trabalho dos The Notwist.

Encontro em 'The Devil, You + Me' uma sonoridade extraordinária onde por vezes não sei distinguir se se trata de música pop com piscadelas electrónicas, se se trata de música electrónica com variantes pop, se se trata de krautrock ou folk ou outra coisa qualquer. Se a tudo isto juntarmos a belíssima voz de Markus Acher, mesmo que por vezes num certo tom monocórdico e mais algumas influências da área do jazz, temos uma miscelânea de sabores que por vezes até poderá trazer alguma desvantagem ao ouvinte, pecando por uma certa falta de coerência no disco desde o seu princípio ao seu fim, especialmente para quem já conhecia os trabalhos anteriores dos The Notwist.

De qualquer forma, sendo eu novato nos The Notwist, toda a fusão de sonoridades proposta em 'The Devil, You + Me' é quase que uma benção para alguns dos meus introspectivos dias que se transformam em psicadélicos quando acabo de ouvir o álbum.

Há temas verdadeiramente belíssimos como "Good Lies", "Where In This World", "Gloomy Planets" (talvez a melhor do álbum), "Alphabet", "Gravity", "Boneless" [MP3 cortesia de Domino Records via Pretty Much Amazing!], "Hands on Us" e "Gone Gone Gone". De facto acho que valorizei os Radiohead durante muito tempo, mesmo acima do seu valor. Este álbum, para além de ter sido uma grande surpresa para mim, talvez sirva para abrir os horizontes aos grandes admiradores dos Radiohead, tal como eu já fui e que hoje em dia os respeito.

Fica aqui o clip oficial de "Where In This World" para meter inveja ao Thom Yorke, hehe. :P


Video Credits: notwistultras @ youtube.com

Recomendado!!

:: "Gloomy Planets" pelos The Notwist, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

6 comentários:

O Puto disse...

A bem dizer, prefiro o "Neon Golden". Pertenço orgulhosamente aos que se contam pelos dedos. Abraço.

Rui Carvalho disse...

DIZEM OS CRITICOS QUE O MELHOR ALBUM É O "SHRINK" DE 98 MAS EU TENHO NEON GOLDEN E NÃO ENCONTRO UMA DIFERENÇA MUITO GRANDE.
OBRIGADO PELO TEU COMENTÁRIO, (MAS FUI CONFIRMAR E TINHA A CERTEZA )QUE OS THE SPINTO BAND TÊM SETE DISCOS,É MESMO VERDADE.
UM ABRAÇO OBRIGADO.
ESPERO TER CONFIRMADO A TUA DÚVIDA.

extravaganza disse...

Conheci os Notwist em 2005 através do caro Andalsness, que é grande fã. :)

Acabadinho de comprar em vinilo lá para os lados de Londres, caro Kraak. Capa muito bonita, músicas muito inspiradoras. :))

Unknown disse...

O Puto :) WEE! Ando agora a dar alguma atenção ao 'Neon Golden'. :)

Hugzzzz!

Unknown disse...

Rui Carvalho :) Pensava que o melhor álbum dos The Notwist fosse 'Neon Golden'...

Olha, realmente estou muito surpreendido em relação aos The Spinto Band. De qualquer forma, não seria o 7º, mas sim o 9º álbum, segundo o que apurei, embora os 7 primeiros tenham sido realizados por edição própria e com alguns dos seus membros diferentes daqueles que hoje compõem a banda.

De qualquer forma, na sua actual composição e já com label associada e reconhecida, os The Spinto Band realizaram 'Nice and Nicely Done' e 'Moonwink' que saiu esta semana. Daí a minha dúvida. Para mim seria efectivamente o 2º álbum dos The Spinto Band.

Obrigado pelo esclarecimento!

Hugzz!

Unknown disse...

Extravaganza :) WOW! You're BACK in town! :D

Eu não conhecia os The Notwist, excepto pela sua associação aos Lali Puna, curiosamente. Mas foi uma grande surpresa. Muito bom.

E concordo contigo... tudo muito inspirador... muito mesmo! :)