2008/09/07

For Emma, Forever Ago (Bon Iver)


Quando gajos como Dizzee Rascal e respectivas ramificações fazem afirmações do tipo "Fuck that fucking folk shit" (relativa à sua actuação após os Fleet Foxes no Pitchfork Music Festival 2008), é altura de começar guerra declarada a determinado tipo de artistas neste blog, não de forma vingativa a responder na mesma moeda, mas sim a realçar aquilo que esses artistas jamais sentiram ao compor um novo álbum, elevando assim grandes artistas que felizmente nunca precisarão de argumentos tão baixos para serem mais conhecidos e arrebatarem mais popularidade e bolsos cheios de guita ao fim do mês.

É o caso de Justin Vernon (aka Bon Iver) com o seu álbum 'For Emma, Forever Ago' que, embora possa parecer um pouco chatinho ao princípio, é de uma beleza extrema desde a 1ª até a última faixa. Concebido após o fim da relação que Justin Vernon tinha com a sua namorada, este álbum é sublime na composição das letras que compõem o alinhamento dos 9 temas do álbum. É caso para se dizer que Bon Iver apresenta o que de melhor possui o folk norte-americano, centrado nas raízes da sua origem, fornecendo ao ouvinte o que de melhor lhe ia na alma, com momentos de explosão, de choro, de inteligência, de conversas nocturnas com a sua almofada, eterna companheira de muitas partilhas e memórias.

Poucos saberão o que é isso (posso aqui citar o álbum de Elvis Perkins ['Ash Wednesday', um dos meus Top '07] que também nasceu devido a condições adversas passadas pelo artista ou também 'The Shepperd's Dog' dos Iron & Wine, outro grande álbum de 2007, ou ainda Bonnie 'Prince' Billy e mais uns tantos...). Muitos gostariam de o saber. Outros, tal como Dizzee 'Rasca' Rascal, dariam tudo para perceber e saber interpretar o significado de tais canções.

Os temas em destaque de 'For Emma, Forever Ago' são praticamente todos. Como habitualmente, fica aqui uma atenção especial a temas como "Flume", "Skinny Love" [MP3 cortesia de Deni via blog Frequenze Indipendenti], "For Emma" e "Re: Stacks".

Deixo aqui um vídeo que muitos deveriam ganhar algum tempo se o vissem.


Video Credits: LaBlogotheque @ youtube.com

Álbum (muito) recomendado!!


..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

4 comentários:

M.A. disse...

Na minha modesta opinião, esse tipo de provocações são fait-divers que já habituais no mundo da música popular. Não é por isso que vou deixar de admirar o trabalho de Bon Iver, dos Fleet Foxes, ou do Dizzee Rascal...

Abraço

Unknown disse...

M.A. :) Isso que dizes até pode ser aceitável de acordo com um determinado ponto de vista, embora eu considere de muito baixo nível e muito pouco ético. Não tolero muito esse tipo de coisas.

Dizzee Rascal não é e nem nunca foi muito apreciado cá por estes lados.

Hugzz!

Parrovski disse...

Para mim o melhor album de 2008 até à data.

Unknown disse...

Parrovski :) Para mim, um dos melhores de 2008. :)